Rsma- projeto socioambiental
Projeto: Costurando o Futuro.
Local: São Bernardo do Campo (SP).
Implantação: 2009.
Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento social e,ao mesmo,diminuir os impactos ambientais da produção da fabrica.
Investimento: R$ 500 milhões para a concretização do projeto.
Descrição: Para evitar o desperdício do descarte de materiais do planeta de São Bernardo do Campo (Como uniformes dos funcionários, materiais de acabamento e revestimento de carros e testes- cintos de segurança, tecidos de bancos etc). a Fundação Volkswagen elaborou um projeto que alia a preservação ambiental,sustentada na ideia de reciclagem e reaproveitamento do material,ao desenvolvimento da região onde a fabrica se encontra.Para isso,juntamente com a prefeitura da cidade de São Bernardo,a Fundação Volkswagen decidiu investir no potencial empreendedor de mulheres carentes do bairro DER e,assim,implantar uma cooperativa de costura que usufruísse do material descartado da fábrica.
A prefeitura cedeu um espaço dentro da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e realizou a seleção das mulheres que participariam da iniciativa. Já a Volkswagen se encarregou da estruturação do espaço,doação de matéria-prima e compra de materiais para execução do trabalho.Além disso,deste montante investido também estavam inclusas aulas de capacitação profissional,responsáveis pelo preparo da mão de obra,que instruíram sobre o manuseio dos matérias e a utilização da matéria-prima, e orientaram sobre empreendedorismo,para que as participantes tivessem autonomia para tocar o projeto.
Benefício: A primeira turma de mulheres beneficiadas com o projeto contava com adesão de 160 pessoas.Deste total,20 delas conseguiram de profissionalizar e criar a empresa Tecoste (Tecido,Costura e Arte,ainda em fase de legalização jurídica).A empresa ainda em fase de legalização jurídica (. A empresa ainda conta com o financiamento da Volkswagen até o final de abril deste ano(mas a doação de