rsicos fisicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.
Eles são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição.
A realização deste trabalho se justifica pelo fato de todos itens citados poderem ser encontrados, na maioria dos ambientes de trabalho, seja ele industrial, empresarial, dentre outros. Sendo assim, o objeto é compreender o significado dessas condições para delimitar padrões de normalidade e potencialidade de riscos.
Como foi citado anteriormente, os principais e mais comuns riscos físicos presentes nos ambientes laborais são: - ruídos;
- temperaturas excessivas(calor e frio);
- vibrações;
- pressões anormais;
- radiações;
- umidade.
Frio é a sensação produzida pela falta de calor num corpo, causada pela baixa temperatura. O frio é um processo sensorial.
As atividades laborais que são executadas em ambientes frios, como no interior de câmeras frigorificas, ou situações similares que exponham os trabalhadores a temperaturas baixas, são consideradas atividade insalubres.
Como mensura o risco ?
A avaliação da exposição dos trabalhadores ao frio deve considerar:
• Temperatura do ar – Que é medida em graus Celsius com um termômetro de bulbo seco comum, com graduação negativa até – 50°C (preferencialmente);
A NR36, coloca sobre a importância do conforto térmico em câmeras frigoríficas.
Devem ser adotadas medidas preventivas individuais e coletivas - técnicas, organizacionais e administrativas, em razão da exposição em ambientes artificialmente refrigerados (...) para propiciar conforto térmico aos trabalhadores.
Dentre algumas medidas de proteção à ambientes laborais frios, essa NR coloca:
-controle da temperatura;
- manutenção constante dos