Rse- responsabilidade social
Por: Jocimari Tres Schroeder Ivanir Schroeder
RAE-eletrônica, v. 3, n. 1, Art. 1, jan./jun. 2004
http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=1573&Secao=COMPTO&Volu me=3&Numero=1&Ano=2004
©Copyright, 2004, RAE-eletrônica. Todos os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Os artigos só devem ser usados para uso pessoal e nãocomercial. Em caso de dúvidas, consulte a redação: redacao@rae.com.br. A RAE-eletrônica é a revista on- line da FGV-EAESP, totalmente aberta e criada com o objetivo de agilizar a veiculação de trabalhos inéditos. Lançada em janeiro de 2002, com perfil acadêmico, é dedicada a professores, pesquisadores e estudantes. Para mais informações consulte o site www.rae.co m.br/eletronica.
RAE-eletrônica ISSN 1676-5648 ©2004 Editora: Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: LIMIT ES E POSSIBILIDADES Jocimari Tres Schroeder – Ivanir Schroeder
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES
RESUMO
Neste artigo busca-se refletir sobre a influência da responsabilidade social nas ações das empresas. A teoria da delimitação dos sistemas sociais de Ramos (1989), é base para tal reflexão. A responsabilidade social corporativa é justificada e defendida, tanto pelas empresas, sociedade e Estado, como um fenômeno que delimita as ações empresariais. No entanto, argumenta-se que ao invés de delimitar as ações, a responsabilidade social pode acabar por ampliar o poder das empresas.
ABSTRACT
The aim of this article is to reflect on the influence of social responsibility in companies’ activities. The reflection is based on Ramos’ (1989) theory of social system delimitation. Corporate social responsibility is