rsarodasi
5347 palavras
22 páginas
Cidades da antiguidadeRoma
Alexandria
Seleucia
Patalipura
Siracusa
Babilonia
Antioquia
Cartago
Catac
Agriento
SELÊUCIA (OU SELEUCIA) DO TIGRE (em grego: Σελεύκεια η επί του Τίγρη) foi a primeira capital do Império Selêucida, assim designada por Seleuco I Nicator, general deAlexandre o Grande que depois tornou-se o soberano do império, cerca de 305 a.C. Localizada na margem ocidental do rio Tigre, em frente à cidade de Opis (mais tarde,Ctesifonte), tornou-se uma grande capital helenística, comparável a Alexandria e maior que Antioquia da Síria. Chegou a ter uma população de600 000 habitantes noséculo III a.C., o que a tornava a segunda maior cidade do mundo depois de Alexandria, segundo Plínio, o Velho.
A cidade foi conquistada em 141 a.C. por Mitrídates, que a fez a capital do Império Parta. Perdeu grande parte da população e rapidamente declinou, mas continuou sendo uma cidade helenística mesmo sob dominío parto.
Selêucia foi incendiada por Trajano em 117 e abandonada por Adriano no ano seguinte. Reconstruída em estilo parto, foi finalmente destruída pelo Império Romano em 164.Artaxes I a reconstruiu com o nome Veh-Artaxes.
Atualmente, é um sítio arqueológico a 29 km de Bagdá.
Localizada bem ao norte do Egito, ALEXANDRIA carrega história desde seu nome: foi fundada por Alexandre, o Grande, no século IV a.C. Aqui esteve uma das Sete Maravilhas do mundo antigo, o famoso Farol de Alexandria, e foi sede de uma das maiores bibliotecas da Antiguidade. Segunda maior cidade do Egito, com cerca de 4,1 milhões de habitantes ao longo de mais de 20 quilômetros de orla, é um destino absolutamente fora do comum. Nas suas ruas, muitos vestígios da Antiguidade, como castelos, museus e monumentos falam dos encontros e desencontros de civilizações que a cidade testemunhou. A culinária é reflexo do misto de influências ocidentais e do oriente que marcam a história desta cidade excepcional.
É indispensável a visita a edifícios históricos, como o museu