rrrrrrrg

1244 palavras 5 páginas
RESUMO
No fim do século passado emergiu um novo modelo de organizar e gerenciar a produção industrial. Esse foi desenvolvido na fábrica da Volvo, pelo engenheiro Emti Chavanmco que conciliou execução manual e automação. No Volvismo há um grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento, no sentido que esse consiga produzir por completo um veículo em todas as etapas, além de valorizar a criatividade e o trabalho coletivo e a preocupação da empresa com o bem estar do funcionário, bem como sua saúde física e mental. Que segundo Wood Jr. (1992), é um dos segmentos industriais que melhor refletiu as mudanças tecnológicas e organizacionais do século XX, e que representam momentos distintos da produção, consumo e pensamento gerencial, paradigmas produtivos industriais que influenciaram os sistemas organizacionais que podem ser reunidos em uma trilogia que marcou profundamente a produção e a sociedade.
INTRODUÇÃO

O Volvismo surgiu como resultado de várias inovações conjuntamente postas em prática, com a particularidade da participação constante dos trabalhadores. As exigências do mercado competitivo forjaram melhorias, mas que fez a diferença no caso da Volvo foi claramente características particulares da sociedade sueca. Alem dos sindicatos fortes, e o auto grau de automação das fabricas, faz com que há tempos os jovens rejeitem a serem vistos, como “acessórios das máquinas”, como seriam vistos no Taylorismo. No Volvismo há um grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento, no sentido que esse consiga produzir por completo um veículo em todas as etapas, além de valorizar a criatividade e o trabalho coletivo e a preocupação da empresa com o bem estar do funcionário, bem como sua saúde física e mental.

ORIGEM DO VOLVISMO

As atividades industriais da Volvo (Volvo Group) iniciaram-se em 1927, montando automóveis e caminhões na cidade de Göteborg, na Suécia. Seus fundadores foram Assar Gabrielsson e Gustaf Larson.O real

Relacionados