RRRR
O presente trabalho refere-se ao mercado de títulos visto que, o mercado de títulos é onde se transaccionam os valores mobiliários, sendo este segmento do mercado financeiro.
Na economia, um mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda (por exemplo acções e obrigações), mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas), câmbio e outros bens.
Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros. Uma economia que depende principalmente de interacções entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado, em contraste a economia de comando ou com a economia de não-mercado, como é exemplo a economia de doação.
Mercado de títulos
O mercado de títulos é onde se negocia o preço de títulos públicos e privados entre compradores de títulos e vendedores de títulos, em sua maioria títulos públicos. Não é um lugar físico. Normalmente é negociado via sistemas "on-line".
O mercado de título tem como principal função permitir a canalização das poupanças para o sector produtivo da economia e, não gerando massa monetária, não provoca tenções inflacionistas. O mercado de títulos subdivide-se ainda em dois outros mercados:
O Mercado primário: que compreende os activos financeiros que iniciam a sua circulação no mercado, através de emissões publicas ou privadas;
O Mercado secundário: que compreende os artigos que estão já em circulação no mercado e que são transaccionados, sobre tudo, na Bolsa de Valores.
A importância do mercado primário reside na possibilidade de abertura do capital das empresas aos aforradores, bem como lançar no mercado novos valores mobiliários. O mercado secundário assegura a liquidez dos valores mobiliários que já se