Roy Linchtenstein
Índice
1
Introdução ‐2
Biografia ‐ 3;4
A Banda Desenhada e Roy Liechtenstein ‐ 5;6;7
M‐Maybe ‐ 8
Obras de Roy Liechtenstein – 9;10
Conclusão ‐ 11
Bibliografia ‐ 12
Introdução
2
Roy Lichtenstein, um dos mais emblemáticos da Pop Art, sempre foi para mim, um dos meus ídolos.
Visto ser um adepto de banda desenhada e ilustração, sempre achei interessante a mistura que ele fazia em seus quadros e a forma como ele elevou e melhorou a estética da banda desenhada da sua época, que passava um pouco despercebida no que toca às suas potencialidades. No entanto até á data deste trabalho, nunca me tinha debruçado a sério sobre o papel da banda desenhada na sua obra; será só uma técnica, um estilo, ou haverá algo mais sério por de traz daqueles grandes e coloridos quadros? – Bem, sendo‐me dada a oportunidade de fazer um trabalho sobre algo que considerasse interessante, no que toca á arte do século XX e XXI, achei interessante matar a minha curiosidade sobre o assunto, e assim juntar o útil ao agradável, aprofundando um pouco mais esta questão.
Sendo assim, e como poderão ver ao longo do meu trabalho, este foca‐se principalmente na influencia e no papel da Banda Desenhada na obra de Roy Lichtenstein.
Biografia
3
Roy Lichtenstein, o mestre do estereótipo, nasceu a 27 de Outubro de 1923, em
Nova York, Estados Unidos, e a sua obra foi uma das mais significativas da Pop Arte, quer pela capacidade de análise visual, quer pela ironia da exploração dos estilos passados. Proveniente