Roy lichtenstein e andy warhol
2012
Mauro Obladen de Lara Filho
Colégio Bom Jesus Centro, 2ª5ª, nº44
16/05/2012
SUMÁRIO 1. Introdução P.2 2. Desenvolvimento P.3 3.1 Biografia de Roy Lichtenstein P.3 3.2 Biografia de Andy Warhol P.5 3. Conclusão P.7 4. Referências Bibliográficas P.7 5. Releitura da obra M-Maybe(Roy Lichtenstein) em anexo e papel canson A4.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar a grande obra dos dois maiores artistas da Pop Art, Roy Lichtenstein e Andy Warhol, o primeiro famoso por grandes obras como Drowning girl, Whaam!, M-Maybe, etc, e o segundo por Chelsea Girls, Plastic Inevitable, Campbell’s Soup Can, serigrafias de celebridades como Marilyn Monroe e Che Guevara, mostrando as diferenças entre técnicas e ideologia entre eles.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Biografia de Roy Lichtenstein Roy Lichtenstein(Nova York 27 de outubro de 1923-Nova York, 29 de setembro de 1997) foi um artista americano da Pop Art. Durante os anos 1960, suas pinturas ficaram expostas na Galeria Leo Castelli juntamente com outros artistas como Andy Warhol e Jasper Johns, o que o tornava um dos líderes do novo movimento artístico, já que suas obras traduziam a básica essência da Pop Art. Sua arte foi fortemente influenciada pela propaganda e pelos quadrinhos. Roy dizia que a Pop Art não era exatamente a arte americana, mas sim a arte industrial. Após formar-se na Franklin School for Boys, matriculou-se na Art Students League of New York City, onde teve Reginald Marsh como tutor. Saiu de Nova York para estudar na Ohio State University, que oferecia graduação em artes. Seu estudo foi interrompido por 3 anos de servidão ao exército americano, entre 1943 e 1946. Voltou para casa para ver seu pai moribundo e foi dispensado da US Army. Formou-se na Ohio State e foi contratado como instrutor de artes. Em 1949, recebeu seu diploma em Artes e casou-se com Isabel Wilson. Sua primeira exibição de artes foi em 1951 na Carlebach Gallery. Em 1960 começou a