Rotulos ecólogicos
- criar um sistema comunitário de atribuição de rótulo ecólogico facultativo destinado a promover os produtos com um impacto ambiental reduzido durante a sua vida.
- fornecer informações precisas, exatas e científicas aos consumidores. O Regulamento( CEE ) nº880/92 é revogado. Aprova-se o regulamento CE nº1980/2000 de 17 de julho. O objetivo deste sistema consiste em promover produtos susceptíveis para contribuir com a redução de impactos ambientais negativos, por comparação com outros produtos do mesmo grupo, contribuindo para a utilização eficiente dos recursos e para um elevado nível de proteção do ambiente. O rótulo ecólogico tem então como funçaõ orientar os consumidores relativamente aos produtos susceptíveis de contribuir para a redução dos impactos ambientais durante o ciclo de vida do produto em causa, devendo prestar informações sobre as caracteristí-cas do produto, de modo a permitir aos cunsumidores uma escolha esclarecida.
É necessário falcultar também, informações suplementares sobre o rótulo, no que se refere aos motivos da atribuição para que os consumidores possam compreender o significado desta. “ É através do rótulo que os consumidores decide sobre a compra ou não de um produto. Por isso, as informações contidas no rótulo seguem uma padronização e uma legislação.” ( Roberto Machado, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, RJ.) A postura dos consumidores frente a questão de produtos menos danosos ao meio ambiente parece estar fortemente vínculada á renda. De acordo com estudos do Banco Mundial o percentual de pessoas, em países em desenvolvimento, quem não dispõe de esgoto sanitário e água tratada diminui drasticamente quando a renda per capita nacional ultrapassa os US$ 2000. Ao passar dos US$ 5000 a proteção ambiental aumenta