Rotulagem de alimentos
O rótulo é a identidade do produto e o mesmo é importante tanto para o produtor quanto para o consumidor. A rotulagem é a maneira utilizada pelo fabricante para indicar a composição do alimento que será ingerido. Além da lista de ingredientes, o rótulo deve indicar quantidade, prazo de validade, informação nutricional, nome e endereço do fabricante, número do Serviço de Inspeção Federal (SIF), método de conservação (no caso de congelados, por exemplo), entre outros dados.
Objetivo
Determinar como a informação nutricional dos rótulos dos alimentos pode afetar as escolhas alimentares, os hábitos dos consumidores e os assuntos de saúde relacionados com os alimentos, pelo desenvolvimento e aplicação de quadro de interpretação, que inclui os rótulos e os outros fatores/influências.
Ácidos Graxos Trans x Rotulagem Nutricional
‘Alimentos considerados com alto teor de ácidos graxos trans, a saber, chocolates e biscoitos do tipo cream craker água e sal e recheados fora avaliados quanto à rotulagem nutricional’. Biscoitos recheados são os de maior conteúdo em ácidos graxos trans, e isso é preocupante, pois a maior parte desse consumo é feito por crianças. Comparando esses biscoitos com os de água e sal, podemos ver que o primeiro apresenta 48,2% a mais de gorduras totais. Comparando marcas diferentes, o teor de ácidos graxos trans variam de 0 e 4,0g/100g observamos que se o consumidor fosse o seu maior fiscal nutricional e verificasse nas embalagens a quantidade de ácidos graxos trans eles iriam comprar o biscoito que tem a menor porcentagem e consequentemente isso faria com que as indústrias se preocupassem mais em melhorar os aspectos nutricionais do seu produto. Nas amostras de chocolate vimos teores