Rotogravura
Relatório de pesquisa e apresentação em grupo para compor nova na AV2, sobre técnica de impressão “ROTOGRAVURA” como parte do requisito de avaliação da disciplina Produção Gráfica/2014 sob a orientação do professor Geraldo
2. O QUE É ROTOGRAVURA
É um processo de impressão de baixo relevo em que as imagens são gravadas num cilindro de cobre para impressão rotativa, com imagens de alta definição e equipamento de alta performance esse processo é preferido pelas grandes empresas de jornais e revistas que tem um tempo restrito e necessitam de grande tiragem em pouco tempo.
MAQUINA DE ROTOGRAVURA
; 3. HISTÓRICO
ORIGEM DA ROTOGRAVURA
Iniciada pelos artistas da renascença italiana nos anos de 1300 a primeira impressão foi feita a partir de uma chapa metálica em 1446 na Alemanha. As chapas metálicas eram entalhadas a mão, a gravação química surgiu somente em meados de 1500.
O material publicado mais conhecido por esse processo foi a Enciclopédia Francesa em 1751 á 1765 que foi impressa em Rotogravura combinada com a tipografia de Gutemberg. A Rotogravura foi um processo muito utilizado em materiais e documentos importantes até o final século XIX.
A primeira máquina com uma matriz em baixo relevo foi patenteadda em 1784 por Thomas Bell, no entanto o projeto só avançou em 1860 e deve-se a Karl klic que é considerado o pai da Rotogravura.
Karl Klic
Essa técnica foi popularizada pelo funcionários de Klic imigrou para os Estados Unidos. A Reich-Wood Companyda Inglaterra, construiu a primeira Rotogravura nos Estados Unidos, tempos depois o primeiro jornal americano The NewYork Times começou a ser impresso por essa técnica em 1913. Em 1995 a empresa MDC Max Daetwylerlançou a máquina LaserStar, a primeira gravadora de cobre a laser. No Brasil a primeira Rotogravura foi importada em 1928, e a impressão do jornal o Cruzeiro do Sul.
MDC Max Deatwyler – Laser Star
4. PROCESSO DA ROTOGRAVURA
Usa cilindros micro perfurados