Rotinas trabalhistas
O livro diário é obrigatório e indispensável em qualquer empresa. É nele que serão lançados. Toda a operação da empresa como compra de mercadorias, pagamentos, venda de mercadorias, e sempre por ordem cronológica (por data). Já os lançamentos no livro razão é diferente. Nele tem toda a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constante do balanço. O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar de caráter não obrigatório, que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário.
3. Juros compostos
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Taxa de juros nominais são quando a taxa de juros está expressa em um período diferente do período de capitalização. Ex: taxa de X% ao ano, com capitalização mensal. A taxa de juros efetiva é a taxa real, ou seja, a correta. Já as taxas proporcionais são taxas de juros fornecidas em unidades de tempo diferentes que, ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um mesmo prazo, produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime de juros simples. Taxas Equivalentes são taxas que quando aplicadas ao mesmo capital, num mesmo intervalo de tempo, produzem montantes iguais.
4. Análise mercadológica regional
A oferta constitui todo o produto colocado à disposição de um mercado em um determinado espaço de tempo. A demanda é definida por todo o produto consumido neste período. Já o equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores desejam comprar é igual a quantidade de produtos ou serviços que os produtores querem vender. Em outras palavras não há excesso ou falta da demanda ou oferta existe coerência de desejos.