Rotinas trabalhista
3.1. O que é liderança?
Liderança é um fenômeno grupal, assim como nos outros comportamentos, ela não depende somente do individuo. Seu desempenho varia conforme a personalidade, o grupo e seu contexto (MOSCOVICI, 2002ª).
Um líder é aquele a quem o atribui uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades de uma tarefa, de forma que a atribuição dada pode ocorrer de maneira formal ou informal, já o objetivo do líder é atingir um objetivo do grupo.
É importante salientar que, ao estudar os grupos percebemos que o papel da liderança não é atribuído somente a uma pessoa e as demais não são meramente participantes. A liderança é um dos papeis de um grupo e, como tal, em algum momento pode ser desempenhada, por um membro e, em outro momento poderá ser realizada por outro membro.
Existem diversas formas de liderança. Cada uma tem um enfoque teórico e me metodologias próprias, em geral, os autores utilizam o conceito de liderança de maneira similar ao conceito de gerenciamento.
Umas das visões tem o líder como uma figura superior as demais, independentemente da situação vivida. Outra visão tem as teorias situacionais, nas quais a liderança é entendida com base na situação. Já pelo enfoque centrado nos seguidores, existem crenças que são compartilhadas pelos membros do grupo e são eles que constroem o líder. Por outro lado, os modelos integradores veem a liderança com complexidade, envolvendo a parte cognitiva, social e comportamental.
Todavia, independentemente da visão ao se estudar a liderança, todos concordam ela esta no centro do grupo, no qual o líder tem a habilidade de conduzir as outras pessoas de forma natural e não dependente de um cargo exercido na organização.
Robbins (2006) define a liderança como a “capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas”. Assim, o líder pode ser definido como pessoa que, em determinado momento, tem maior condição de refletir as aspirações do grupo. Assim, quando aspirações