Rotinas Administrativas
A administração de uma empresa requer objetividade, estratégias eficaz, e conhecimento na área em que se está atuando. Uma empresa é formada por meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinado fim econômico.
Para Henry Fayol, uma empresa independentemente da sua grandeza requer seis funções: 1. Funções técnicas – representa a produção de bens ou de serviços da empresa;
2. Funções comerciais – responsável com a compra, venda e permutação;
3. Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais;
4. Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação dos bens e seus funcionários;
5. Funções contábeis – relacionadas com registros, custos, balanços assim vendo a possibilidade de novos investimentos;
6. Funções administrativas – relacionadas com a integração das outras cinco funções, sendo a base de uma empresa.
Uma empresa pode ser classificada de três maneiras sendo ela Pública, Privada e Mista. A diferença entre elas são fáceis de serem notada. Pública: São empresas de órgãos governamentais; podendo ser municipal, estadual ou federal. Sendo repassado seu lucro para o público.
Privada: Não é do poder do Estado, ou seja, seu dono ou sócios possui todos os direitos sobre ela.
Mista: É a união da empresa pública e privada, onde o capital e lucro são divididos entre o estado e investidores particulares, sendo que a maior parte vai para o estado.
Para uma empresa adquirir o sucesso desejado é necessário que ela seja administrada por uma pessoa que tenha confiança, persistência, dinamismo, entre outras qualidades.
É fundamental em uma empresa o manual de rotina, regulamento interno e organograma. É diferenciado o planejamento dependendo da situação em que se encontra a entidade. A qualidade do produto e serviço é a alma do negócio.
Para um bom funcionamento, tem que haver harmonia e um bom entendimento entre funcionários, isso é percebido em reuniões,