rotiadores
Em uma rede, o Hub funciona como a peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações e o retransmite para todas as demais. Todas as placas são ligadas ao hub ou switch, que serve como uma central, de onde os sinais de um micro são retransmitidos para os demais. Todas as placas de rede são ligadas ao hub ou switch, e é possível ligar vários hubs ou switch entre si (até um máximo de 7), formando redes maiores. O número de portas do hub determina o número de estações que podem ser conectadas a ele. Caso você precise de mais portas, existe a possibilidade de interligar dois Hubs através das portas "up-link", ou mesmo usar um switch (ou roteador) para interligar vários hubs.
Bibliografia - http://www.hardware.com.br/termos/hub
Carlos E. Morimoto
2 – Switch
Switches são dispositivos que filtram e encaminham pacotes entre segmentos (sub-redes) de redes locais. Operam na camada de enlace (camada 2) do modelo OSI, devendo ser independentes dos protocolos de camada superior.
Lans que usam switches para ligar segmentos são chamadas switched LANs (LANs comutadas) ou, no caso de redes Ethernet, switched Ethernet LANs.
Bibliografia –www.malima.com.br
Marcelo Barreto
3 - Roteador
O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar a seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador.
Bibliografia - http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php
Emerson Alecrim
4 - Explique a diferença entre hub e switch
O hub é um dos equipamentos mais simples na constituição de uma rede, funcionando como um distribuidor, recebendo o sinal de um dispositivo da rede e retransmite o mesmo para os demais dispositivos da rede