Roteiro
1ºB
Roteirista: Gabriel Iaione
Diretor: Henrique Batistella
Editor: Bernardo Pavin
Sonoplasta: Alexandre Ruiz
Locutor: Matheus Campos
Locutor/Beremiz: Gabriel Batistella
Vendedor 1: Henrique Batistella
Vendedor 2: Alexandre Ruiz
Roteiro
Intro inicial
(Narrador) Alguns dias depois, encerrados os trabalhos que fazíamos no palácio do vizir, fomos dar um giro pelo suque e pelos jardins de Bagdá.A cidade apresentava, naquela tarde, um movimento intenso, febril, fora do comum. Forasteiros damascenos, com imensos turbantes coloridos, ostentando nas cinturas suas armas, caminhavam descuidados, olhando com indiferença para os mercadores. Sentia-se um cheiro forte de incenso, de quife e de especiarias.
Som de comerciantes ao fundo.
(Vendedor 1) - Este rico tecido é digno do nosso emir!
(Vendedor 2) - Amigos! Eis um delicioso perfume que lembra os carinhos de vossa esposa!
(Vendedor 1) - Reparai, ó cheique, nestas chinelas e neste lindo cafetã que os djins recomendam aos anjos!
(Narrador) Interessou-se Beremiz por um elegante e harmonioso turbante azul-claro que um sírio, meio corcunda, oferecia por 4 dinares. A tenda desse mercador era, aliás, muito original, pois tudo ali (turbantes, caixas, punhais, pulseiras, etc.) era vendido por 4 dinares.
(Narrador) Havia um letreiro, em letras vistosas, que dizia: “OS QUATRO QUATROS”. Ao ver Beremiz interessado em adquirir o turbante azul, objetei:
(Narrador) - Julgo loucura comprar esse luxo. Estamos com pouco dinheiro e ainda não pagamos a hospedaria.
(Beremiz) - Não é o turbante que me interessa, repare que a tenda desse mercador é intitulada “Os Quatro Quatros”. Há nisso tudo espantosa coincidência digna de atenção.
(Narrador) - Coincidência? Por quê?
(Beremiz) - Ora bagdali, a legenda que figura nesse quadro recorda uma das maravilhas do cálculo: podemos formar um número qualquer empregando quatro quatros!
(Narrador) E