Roteiro
CORTA PARA:
Apenas responsabilizamos os políticos pela cidadania de todos, mas não a exercemos.
CORTA PARA:
A verdadeira cidadania é um agir ativo na sociedade, sem esperar que as coisas aconteçam por si mesmas.
CORTA PARA:
Ultrapassa a ideia de mero exercício dos direitos e deveres, ainda que os pressuponha e os considere fundamentais. Nesse sentido, ela é um desafio para todos e não algo pronto, mas algo a ser construído constantemente.
CORTA PARA:
Para o exercício da cidadania, antes de tudo, temos que ter conhecimentos mínimos sobre como se estrutura nossa sociedade em nosso país.
CORTA PARA:
Ser cidadão significa ser membro do Estado, é ter consciência de que é sujeito de direitos e também deveres.
CORTA PARA: É ter consciência de se expressar por meio da participação política, que é, ao mesmo tempo, um direito e um dever do cidadão.
CORTA PARA:
Mas a participação política não se restringe apenas a assuntos públicos do Estado; referem-se também a todas as questões da sociedade, ou seja, a cidadania se expressa no Direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade de direitos.
CORTA PARA:
Várias manifestações populares exemplificam o exercício da cidadania. A participação efetiva num grêmio estudantil, o envolvimento com as questões da escola referentes aos alunos, a concretização de Projetos, a participação em ONGs, as propostas de orçamento participativos de diversas prefeituras, entre tantas outras.
CORTA PARA:
Exercer a cidadania é mais abrangente que apenas votar nas eleições. O exercício do voto é um ato de cidadania. Mas escolher um representante não basta.
CORTA PARA:
Este precisa de sustentação para o exercício do poder que requer múltiplas decisões. Agradáveis ou não, desde que necessárias, estas decisões têm de ser levadas a cabo e com a cumplicidade dos cidadãos.
CORTA PARA: