Roteiro: visita ao sítio arqueológico alcobaça, vale do catimbau - buíque - pe,
1499 palavras
6 páginas
Disciplina: Pré- HistóriaProfª. Ana Nascimento
Curso: Licenciatura Plena em História.
Aluna: Elizabete Maria de Souza.
Relatório da viagem prática- pedagógica do curso de História da UFRPE.
Dia 05 e 06 de novembro de 2011.
Roteiro: Visita ao sítio Arqueológico Alcobaça, Vale do Catimbau - Buíque - PE, Sítio Arqueológico da Pedra da Concha 1 e 2, visita ao Instituto Ouricuri, sítio da Pedra Furada e Alagoinha onde se encontra formação das lagoas naturais.
O vale de Catimbau abriga 23 sítios arqueológicos com pinturas rupestres já catalogadas pelo ( IPHAN). Entre os sítios arqueológicos do vale um dos mais importantes é o de Alcobaça, localizado no município de Buíque-Pe. Sua vegetação é típica do semiárido ( Caatinga).
Os arqueólogos chegaram ao sítio Alcobaça nos anos 90 , toda área era coberta, ele foi o primeiro sítio a ser escavado na região sistematicamente. Fizeram uma sondagem de dois por dois e encontraram retos alimentares, cerâmicas e vestígios de pesca, isso estimulou a ampliar as escavações.
Quando escavaram o sítio encontraram no primeiro nível vários blocos que se soltaram da formação arenítica original e alguns painéis de pintura rupestres , e através desse deslocamento foi possível realizar. Datações relativas das pinturas de 2.000 anos. O sítio tem uma coluna cronológica que vai desde 880 anos a 4.600 anos aproximadamente
Nele há uma certa diversidade de plantas nesta região como: o quipar com flores brotando, o mandacaru ( o mais comum é o rabo-de raposa), o fecheiro, o caxacobrir, a palmatória com flor e fruto e o xique-xique. Uma formiga típica da região, conhecida como formiga-onça ou formiga feiticeira. Encontramos também fósseis de peixes com datação de milhões de anos.
O local onde se encontram os painéis com pinturas rupestres é um enorme abrigo sob-rocha, com formação arenítica. Esse abrigo oferece uma proteção natural contra os raios solares e das chuvas, preservando toda aquela área . As pinturas