Roteiro Salvador
MANHÃ – Café da manhã livre – Saída para almoço no bairro da Ribeira na rua da Pedra Furada.
O deslocamento em direção a Ribeira terá apoio de um guia da localidade, que contará um pouco da história e as transformações ocorridas ao longo do tempo no bairro que foi antigo abrigo da classe alta baiana e hoje é conhecido como um dos endereços da boemia. Localizado na Cidade Baixa, em Salvador, a Ribeira, possui muito mais que apenas belezas naturais, é também reduto de cultura e população acolhedora.
As facilidades portuárias do bairro levaram o lugar a ser ocupado inicialmente por aldeias de pescadores, que contavam com a tranqüilidade das águas para o abrigo das embarcações. Primitivamente a Ribeira, expressão portuguesa que quer dizer ancoradouro para reparação de naus era uma colônia de pescadores e lugar de veraneio. De primeira aldeia de pescadores, a região transformou-se num disputado lugar de veraneio no início do século XX. Hoje a comunidade vive em harmonia, na feira do bairro são comercializados os peixes e frutos-do-mar, pescados pelos moradores que abastecem os bares e restaurantes que funcionam na antiga Rua Rio Negros, hoje conhecida como a Rua da Pedra Furada.
A Rua da Pedra Furada, uma ladeira íngreme da Cidade Baixa onde convivem diversas residências e uma variedade de bares e restaurantes especializados em todos os tipos de frutos do mar. Esconderijo de alguns poucos boêmios, além dos amistosos locais, é nesses bares e restaurantes que os visitantes podem apreciar o verdadeiro sabor de uma culinária baiana rica em sabor.
A Rua da Pedra Furada oferece sete opções entre bares e restaurantes com preços que baixam no decorrer da rua. Logo no começo da ladeira, fica o Bar Panorâmico, possuidor de uma posição privilegiada. Logo em frente se encontra o Recanto da Lua Cheia, maior e mais bem estruturado restaurante da área. Mais adiante, fica o Pietro‘s, no pé da ladeira, já à beira-mar, ficam os tradicionais Bar & Restaurante da