Roteiro PreProjeto
Título
O título é o menor resumo e deve sintetizar o seu aspecto essencial. Não deve ser confundido ou reduzido a uma atividade-meio (levantamento de.... avaliação de....) ou meta (obtenção de clones de... resistentes a....), mas expressar o propósito maior ou mais relevante do projeto, que é a solução buscada para o problema.
Deve dar uma idéia clara, da forma mais breve e direta possível do problema principal que o projeto abordará. Ele deve atrair atenção sobre os objetivos e limites do projeto.
Introdução
A introdução é uma breve apresentação do conteúdo do projeto, na qual podem incluir-se antecedentes que ajudem a compreender – de forma rápida e objetiva – a magnitude do problema, de seus objetivos e resultados esperados, assim como a importância dos impactos destes. Seja claro e objetivo, incluindo apenas as informações essenciais ao entendimento do projeto.
Objetivo Geral e Específicos
Considera-se "objetivo" o resultado total final que o projeto visa diretamente produzir. Os objetivos devem ser expressos de forma clara e realista, em termos de respostas às questões relevantes do problema focalizado.
Os objetivos gerais são os alvos de maior abrangência aos quais o projeto trata de fazer uma contribuição.
Os objetivos específicos são alvos concretos que se buscam alcançar no âmbito do projeto. Portanto, cada objetivo específico deve ter uma clara correspondência com os resultados esperados.
Justificativa
A justificativa deve responder aos critérios básicos pelos quais o projeto é avaliado. Portanto, deve justificar o tema, apontar sua relevância científica, tecnológica e social, bem como a adequação ao tempo e aos recursos financeiros, materiais e humanos a serem investidos para alcançar os objetivos propostos.
Justificativa
Na Justificativa, deve-se oferecer argumentos que demonstrem a pertinência dos objetivos e os possíveis impactos dos resultados esperados. Tudo isto deve ser mostrado com clareza e síntese, em que fique