Roteiro - Plano operacional
ROTEIRO
Esse roteiro pretende oferecer informações necessárias para auxiliar na confecção de um bom plano de negócios. Apresenta as orientações e tópicos que obrigatoriamente devem aparecer no Plano de Negócios. É permitido utilizar outras informações, desde que as informações abaixo também estejam presentes. Bom trabalho.
4. PLANO OPERACIONAL
4.1 – Localização do negócio Neste momento, você deve identificar qual a melhor localização para a instalação de seu negócio e justificar os motivos da escolha desse local. A definição do ponto está diretamente relacionada com o ramo de atividades da empresa.
Obs.: A compra de um imóvel para a instalação da empresa é uma opção pouco comum. Agindo assim, você imobiliza a maior parte dos recursos, comprometendo os valores que seriam destinados para capital de giro.
4.2 – Layout
Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis, etc.) e das pessoas no espaço disponível. Aqui você deve fazer o esboço da ocupação do espaço. Faça um desenho ou planta.
4.3 – Capacidade produtiva e /ou comercial
É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso, é possível diminuir a ociosidade e o desperdício.
Descreva, no caso de indústria, a quantidade de itens a serem fabricados no mês. No comércio, as projeções de vendas e, em prestação de serviços, a quantidade de horas disponíveis para execução do trabalho.
4.4 – Processo de produção e/ou de comercialização
Este é o momento de se registrar como a empresa irá funcionar. Você deve pensar em como serão feitas as várias atividades do negócio, descrevendo, etapa por etapa, como se dará a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as