roteiro PDP
FCC
O craqueamento catalítico também é conhecido como FCC, do inglês, Fluid Catalytic Cracking. Durante este processo, a carga, que é o gasóleo proveniente do processo de destilação, é submetida a condições severas em presença de um catalisador, para a quebra das moléculas em várias frações mais leves, como gás combustível, gás liquefeito de petróleo, gasolina e óleos leve e decantado.
Este processo surgiu um pouco antes da segunda Guerra Mundial, tomando um notável impulso com este conflito, face da grande necessidade dos aliados em suprir de gasolina e material petroquímico suas tropas. Com o fim da guerra, o craqueamento catalítico se firmou, devido principalmente a proporcionar a produção de uma gasolina de ótima qualidade e com custos de produção bem inferiores aos outros processos existentes na época.
É um processo basicamente direcionado à produção de gasolina de alta octanagem, cujo rendimento é de 50 a 65% volume em relação à carga processada. O segundo derivado em maior volume de produção é o GLP, cujo rendimento é de 25 a 40% volume em relação à carga.
O craqueamento catalítico apresenta grande versatilidade e elevada rentabilidade para o refino de petróleo, embora seja também uma unidade que requer alto investimento para sua implantação
O FCC é um processo bastante utilizado em países onde a demanda de gasolina é ou foi alta. Neste caso, podem ser citados países como Estados Unidos, Canadá, Japão, México e Brasil. Nos países europeus este processo não tem uma expressiva capacidade instalada, pois a utilização do automóvel não é tão expressiva quanto a de transporte de massa.
QUÍMICA VERDE
Química Verde ou Green Chemistry pode ser definida como a utilização de técnicas químicas e metodologias que reduzem ou eliminam o uso solventes, reagentes ou a geração de produtos e sub-produtos que são nocivos à saúde humana ou ao ambiente.
INTRODUÇÃO
Os complexos petroquímicos convencionais utilizam principalmente a nafta e o gás natural