Roteiro para um plano de Mídia Anuário
Por Paulo Tamanaha
O
O
trabalho do mídia
trabalho do midia
- que
é o de vlabilizar a exibição das peças
de uma campanha publicitária
-
vem passando por grandes
transformaçÕes nas últimas décadas.
Nos anos 70,era um trabalho basicamente técnico,que apontava o meio mais abrangente para a veiculação de uma mensagem aplicando dados de pesquisa e o sistema GRP Nos anos 80, com a alta da ìnflação e a concorrência maìor dos veículos, tornou-se a arte de negocìar a verba do anunciante da forma mais abrangente.
Ao longo dos anos 90,o trabalho do midia fundiu essas duas vìsÕes fundamentais, a da técnica e a do negócio. E agora, no
inicio do novo mllênio, se transformou numa complexa tarefa de planejamento, fundindo visão de estratégia com visão de negócios. E por que planejamento? Porque o mercado assiste, sem parar, entrada de novas culturas empresarìaÌs,de noVos e revoìucionários meios de comunicação e a uma evolução qualitativa e quantitativa do mercado consumidor:do antigo fabricante com oferta limitada, passou-se ao atacadista com grande rede de distrìbuição, ao varejo à com uma enorme variedade de produtos e a um consumidor exigente,com múltipla opção de compra.
Poroutro lado,a estabilidade econômica e politica está exìgÌndo muito mais dos mídias, pois o cliente está cada vez mais impacìente com os resultados e, o consumidoç cada vez maÌs ìnfiel às marcas.
"Se eu pareço pronto para responder a tudo, para enfrentar qualquer coisa, é porque, antes de empreender, eu penso muito.
Não é nenhum gênio que me revela o que tenho de dÌzer oufazer
numa circunsiâncìa inesperada:é minha reflexão permanente sobre as situaçÕes e as possibilidades que elas envolvem" (Napoleão
Bonaparte).
Ou seja,fazer guerra não é só guerrear:é,também,pensar. E os que pensam melhor suas guerras iêm maìs possibilidade de vencê-las.
As armas do midia para participar dessa guerra são os conhecimentos básicos que,com uma dose de talento, podem levar
combinaçoes