Roteiro para teatro sobre Esparta
Narradora – Introdução
Esparta, cidade-estado da Grécia, localizada no Sul da Península do Peloponeso Fundada pelos Dórios (um povo de origem indo-européia, dedicados a atividades militares e como forma de obtenção de recursos praticavam a guerra) no século IX a.C., por isso o estado era militarista, com uma poderosa força militar, um poderoso exército. Também era um estado oligárquico, o que quer dizer que o poder estava na mão de poucos, no caso 5 Éforos, os cargos políticos mais elevados. A base da economia era a agricultura.
Mãe – Samantha – EDUCAÇÃO/PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE
Ah meu filho! Que bom que tu és forte! Não iria aguentar perder outro filho... Já basta teu irmão que na tua idade, por ser pequeno e magro de mais foi jogado do alto de um penhasco... Mas tu não... Minha vida inteira fui criada, como uma boa mulher espartana, para ter um filho como tu! Forte, bravo, robusto! Um homem de verdade! Serás um grande guerreiro! Lutarás por Esparta! A única parte ruim de tudo isso é que com sete anos serás entregue ao estado para receber educação como guerreiro... Aprenderás a lutar, se defender, não demonstrar dor, sobreviver as situações mais adversas... e tantas outras coisas! É difícil... mas necessário... Saíras do estado e entrarás no exército pronto para ser um grande guerreiro!
Hilota – ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Ai que vida miseravel, devia ter nascido um esparciata, os unicos q tem direitos politicos e cidadania, seria um guerreiro temido, ou ao menos, qm sabe, um perieco para morar aos redores da cidade, ser um campones, comerciante ou artesão... Um homem livre!!!! Mas justo eu, tive que nascer um hilota! Nem escravo, nem homem livre, sou obrigado a trabalhar para a classe dominante, os únicos com poder militar, politico, religioso... Eu e a maior parte da população com o nosso trabalho garantimos o sustento do resto dos cidadãos... Ô vida!!
Éforo – ESTRUTURA POLÍTICA
Se for novamente reeleito como um dos cinco éforos, prometo continuar