Roteiro Para An Lise Do Filme A Grande Virada 1
1) Em sua opinião quais as dimensões apresentadas por Plihon (2005) para o conceito de governança corporativa podem ser percebidos no filme?
2) Há evidências no filme de que, apesar do discurso de aproximação do interesse entre acionista e gerente, a estratégia de gasto da empresa não pode ser qualificada como mais eficiente. Quais são estas evidências?
3) Uma das questões do filme é a mudança, ao longo da história da empresa, das relações trabalhistas e das relações entre os funcionários da empresa. Quais mudanças você notou como relevantes?
4) O filme claramente mostra a influência das stock options sobre a gestão do grupo. Onde você acha que ela se manifesta?
5) As descrições do Grupo GTX apresentam um evolução expressiva desde seu surgimento. Algumas dessas mudanças podem ser associadas ao perfil dos investimentos de empresas nos anos noventa. O que você consegue destacar sobre essa dimensão?
6) Você consegue notar alguma evidência do que Plihon (2005) chama de EVA na gestão do grupo pós crise?
7) Pela indústria em que a empresa do filme esta envolvida e os determinantes de sua competitividade, você diria que há descrições acerca de algum acirramento competitivo internacional relevante? Por que?
8) Algum tempo após a demissão do protagonista, sobrevieram alguns sintomas típicos para a gestão de ativos e passivos nas diversas famílias americanas no imediato pós crise. Quais você pode identificar?
9) Chama atenção (ao menos para mim) o perfil do emprego que apresentou-se como solução para o protagonista. No final do filme, contudo, a estabilidade dessa solução se mostrou menor de que aparentava. Qual sua opinião sobre o referido negócio no imediato pós crise nos EUA?
10) O desfecho do filme apresenta uma visão otimista acerca do futuro. Parece indicar que as perspectivas para a economia americana são bastante melhores se a ética na gestão dos grupos (incorporada no personagem de Tommy Lee Jones)