Roteiro Luz
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Professora Cassiana Balduci
Nome:_________________________ Turma: ______ Data:___/___/___
LUZES BRINCALHONAS
Introdução De onde vem a luz? Os corpos que emitem luz são chamados de corpos luminosos. É o caso do Sol, das estrelas, de uma vela acesa, das lâmpadas elétricas e outros.
Sem a luz, nós não enxergaríamos e os organismos autotróficos que utilizam a energia luminosa como fonte de energia não sobreviveriam. Mas nem sempre existiu a luz elétrica. Há cerca de 100 anos não era utilizada a eletricidade, as atividades humanas estavam centralizadas na agricultura, onde se aplicava o trabalho humano e o animal. A iluminação era natural, feita com a queima de óleos ou velas. A eletricidade revolucionou por completo o modo de vida humano em todos os aspetos, melhorando a qualidade de vida e ajudando na iluminação da sociedade.
A luz pode ser simples (monocromática): de uma cor só, como a luz amarela emitida por lâmpadas de vapor ou de sódio. Ou pode ser composta (policromática): que resulta da superposição de luzes de cores diferentes, como a luz solar (branca). Quando a luz se propaga em um meio e incide numa superfície, ela pode sofrer reflexão ou refração.
A reflexão ocorre quando há mudança da direção de propagação da luz e a luz volta a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície (meio 1 meio 1). Já a refração ocorre quando a luz muda de meio de propagação (meio 1 meio 2).
Experimento 1: Arco-íris
A luz normal, também chamada de luz branca, assim como a cor branca, é a formada por componentes de luz de todas as cores. Só podemos perceber que cada objeto tem sua cor porque quando luz branca incide sobre ele, este reflete a cor que o pigmento consegue emitir. Um objeto de cor vermelha, por exemplo, apesar de estar recebendo todas as cores, só reflete a componente vermelha; um objeto branco