Roteiro estudo S N Horieste Gomes 28 03 12 Malagodi

1788 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PÓLO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DOS GOYTACAZES
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

Sugestão de roteiro de estudo para a disciplina
Sociedade e Natureza
Prof. Dr. Marco Malagodi
28 de março de 2012
Unidade I. Bases conceituais para compreender as relações Sociedade e Natureza.
A) Diferentes leituras de natureza e de mundo. B) A modernidade e a separação entre sociedade e natureza. C) Antecedentes da crise socioambiental contemporânea.
Texto de Horieste Gomes
Bibliografia:
GOMES, Horieste. A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo. São Paulo: Ed.
Contexto, 1990. p. 9-29.
Capítulo 1: Do meio geográfico ao espaço geográfico



Início (p.09)
i. Qual seria a “natureza” da espécie humana, segundo o autor? (a palavra “natureza” usada aqui em termos de “essência”, “característica fundamental”, etc). Explique o argumento do autor. (p.09) ii. Qual seria, segundo o autor, o “objeto central da análise no inquérito geográfico” (ou seja, da pesquisa geográfica)? Explique como o autor entende este “objeto” da análise da geografia. (p.09) iii. Como “o homem dá forma a sua condição de ser social, e de agente da história”, segundo o autor? (p.09) iv. Quais as formas de “consciência social” citadas pelo autor, que os humanos criam juntamente com a produção material? (p.09)
v. Se concordarmos com o autor, de que o ser humano é um ser social, como os humanos se tornaram “cada vez mais socializados”? (p.09-10) vi. O autor cita a idéia de “duas naturezas” e depois fala de uma única natureza. Explique como esta última se relaciona com as duas primeiras. (p.10)

− 2 −

(obs: ao invés da expressão “uma única natureza”, e eu prefiro usar em aula a palavra ambiente ou socioambiente, para evitar confusão, e não me agrada muito o termo meio ambiente, me parece redundante. Mas vamos seguir aqui os termos deste autor, para melhor entender seu raciocínio no texto). vii. Ao descrever natureza e sociedade como parte

Relacionados