roteiro de sangue
1 - A importância do Sistema Circulatório em nosso corpo é muito mais amplo do que simplesmente transportar oxigênio e nutrientes para as células, músculos e órgãos. Na verdade, a circulação é um complexo sistema, que funciona ininterruptamente, transportando sangue, oxigênio e nutrientes. Tem preocupado bastante a comunidade médica e terapêutica o desconhecimento deste processo no organismo
2-
3- O coração é um órgão auto-excitável pois não precisa de qualquer estímulo externo (nervoso ou outro) para se contrair.
Todas as fibras pertencentes ao sistema condutor do coração são passíveis de auto-excitação, despolarizando espontaneamente. No entanto, nem todas elas possuem igual automatismo, o que acarreta em uma hierarquia no automatismo cardíaco: a fibra com capacidade de se despolarizar mais rapidamente irá assumir a função de marcapasso cardíaco, impondo ritmicidade ao batimento cardíaco
4- AUTOMATISMO
Capacidade que a fibra muscular cardíaca possui de gerar espontaneamente seu próprio potencial de ação, sem necessitar da inervação extrínseca.O que torna essas fibras auto-excitáveis é o seu potencial de repouso menos negativo, conseqüência de uma permeabilidade naturalmente aumentada aos íons Na+dessas fibras.
As células contráteis, tanto dos átrios quanto dos ventrículos, bem como as fibras de Purkinje, possuem potencial de ação rápido. Já as células do nodo sinusal e A-V possuem potencial de ação lento. A auto-excitação das fibras de Purkinje é devida à abertura dos canais de Na+ - Ca++ dependentes de potencial, ocasionando um influxo de cargas positivas para o interior da célula, sem a existênica de pré-potencial.
EXCITABILIDADE
É a capacidade que o músculo cardíaco tem de responder a determinados estímulos, gerando potenciais de ação e fazendo com que as miofibrilas do músculo se contraiam de acordo com o estímulo.
O músculo cardíaco possui características próprias no que diz respeito ao acoplamento-excitação-contração.