Roteiro de preparação para negociação salarial
Antes de começa uma negociação com o gerente responsável pelo setor aonde o negociador atua é necessário saber se a situação atual aonde o empreendedor se encontra é favorável e também as condições da empresa. Para determinar se um é possível aumento salarial estaria disponível. Entretanto caso a resposta seja negativa ainda se tem a possibilidade de demonstrações de argumentos favoráveis. O importante e não desistir diante de um insucesso na primeira tentativa. O planejamento é o principal responsável pelo sucesso de uma negociação. O despreparo pode colocar em risco o aumento salarial esperado. Precisa-se montar um diálogo e reunir evidências que justifiquem a solicitação. Logicamente que ninguém gostaria de ouvir um “não”, entretanto essa negativa ajuda no processo de crescimento profissional.
Contenha a frustração e mantenha a calma e proponha ao seu chefe uma nova data para que esta conversa seja retomada. Busque compreender os motivos dele, depois volte ao assunto com melhores argumentos sobre o trabalho desenvolvido. Não demonstre impaciência ou ganância para falar de dinheiro. Alguns aspectos devem ser abordados nessa situação de negociação para com seu superior: Ser firme na negociação, ser prudente, manter uma proposta em mente com objetivo de atingir um acordo satisfatório a ambas as partes, Controle a ansiedade, evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos, Crie soluções para um impasse e coloque- as na mesa, sem compromisso formal, assim ambos poderão decidir a proposta mais vantajosa. Mostre disposição, entusiasmo e ambição profissional em todos os momentos da negociação.
Se o seu aumento for proveitoso apenas para você, definitivamente ele não será concedido. Não faz sentido para a empresa gastar mais com um funcionário sem ter nenhum retorno por isso. Portanto, os seus argumentos devem apresentar vantagens para a empresa. Mostre o que o seu aumento pode significar para a