Roteiro de preparação para negociação salarial.
A negociação tem por base o comportamento humano que inclui a psicologia, sociologia e marketing. Sobretudo podemos compreender que se trata da motivação humana, adotando que suas definições ampliam e definem a possibilidade de envolver de certo modo os compromissos que estão sendo estabelecidos através de momentos intrigantes de conversas, os estilos de negociação podem ser instrumento muito importante para a analise, encaminhamento e soluções de conflitos, pois os homens negociam tudo, o mundo se tornou um grande negocio, e a negociação, dentre outras ferramentas é uma das principais meio a guerra da sobrevivência, o homem precisa estar munido, bem preparado para enfrentar os processos que a negociação impõe, além de ser uma ferramenta importantíssima também podemos considerar uma arte, pois o negociador é dotado de habilidades para poder alcançar seu objetivo.
O autor DANTE PINHEIRO MARTINELLI nos mostra um exemplo típico da negociação “ganha-ganha” e o tradicional caso de duas crianças que disputam uma laranja. Após muita discussão chegam à conclusão que a única saída é repartir a laranja ao meio. O que podemos esperar seria que, após dividir a laranjas ambas as crianças chupassem a polpa, jogando a casca fora. Porém o que aconteceu foi que uma criança realmente chupa a polpa e joga a casca fora, enquanto a outra criança joga a polpa fora e leva a casca para casa, pedindo a sua mãe que faça um doce para ela. Ai notamos a importância da boa comunicação e identificando o real interesse em questão podemos maximizar os ganhos.
Qualquer que seja o objetivo da negociação, sua importância e oportunidade, haverá três variáveis básicas que condicionam este processo: PODER, TEMPO e INFORMAÇÃO. Essas variáveis surgem do contato com as pessoas, do aprendizado de situações vivenciadas, do aproveitamento de oportunidades, enfim surgem no dia a dia, cabendo a ele saber detectar nas entrelinhas, no contato diários com as pessoas, situações,