Roteiro de Negociação
A negociação é um dos principais pilares para que uma pessoa consiga obter o sucesso profissional desejado, haja vista, que negociamos o tempo todo.
Negociar é a arte de convencer, persuadir e seduzir uma pessoa, de modo a entregar para a mesma uma solução que irá ajudá-la em sua vida cotidiana.
É interessante frisar que toda decisão é arriscada, ou seja, corremos o risco de errar em uma escolha.
Decisões erradas comprometem a credibilidade do negociador, fazendo com que o mesmo tenha sérios problemas, por conta da escolha errada que fez. Sendo assim, devemos tentar minimizar as chances de erros através de planejamento, organização e preparação.
Algumas habilidades de um bom negociador:
Empatia: Evidentemente a decisão deve ser interessante para ambas às partes, ou seja, pensar apenas em si mesmo é errado. Devemos nos colocar no lugar do outro e tentar perceber o que ele deseja, de modo que ambos fiquem satisfeitos com a decisão tomada.
Foco: Independentemente do rumo que a negociação tome, é importante que o objetivo principal não seja deixado de lado.
Profissionalismo: Separar as pessoas das ideias. Para que isso possa ocorrer, é necessário que o enfoque seja direcionado para os fatos e dados que norteiam a reunião.
Ouvir: Saber ouvir é uma das principais qualidades de um bom negociador.
Argumentos Inteligentes: As propostas devem ser objetivas, simples e inteligentes, para que a outra parte se sinta segura para aceitar o que foi dito.
Diversidade: As pessoas são diferentes umas das outras, sendo assim, o negociador deve estar preparado para lidar com uma gama variada de pessoas com comportamentos antagônicos entre si.
Feedback Inteligente: Saber rebater a outra parte é fundamental para um bom negociador. Para isso, é necessário conhecimento, informação, experiência, comunicação eficiente e argumentos embasados em fatos, para que a outra parte seja persuadida de forma eficiente.
Marketing Pessoal: 90%