Roteiro de Leitura "Um espinho de Marfim"
Autor: Colasanti, Marina.
Título da Obra: Um Espinho de Marfim.
Editora: L&PM.
Edição: -
Ano de Publicação: 2001.
Lugar de Publicação: Porto Alegre, RS.
Dados Biográficos do Autor: Marina Colasanti publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Recebeu o Prêmio Jabuti com Eu sei, mas não devia e também por Rota de Colisão.
Síntese da Obra: “Quanto tempo demorou a princesa para conhecer o unicórnio”? Quantos dias foram precisos para amá-lo?
Na maré das horas banhavam-se de orvalho, corriam com as borboletas, cavalgavam abraçados. Ou apenas conversavam em silêncio de amor, ela na grama, ele deitado aos seus pés, esquecidos do prazo.
As três luas, porém já se esgotavam. Na noite antes da data marcada o rei foi ao quarto da filha lembrar-lhe a promessa. [“...]”
2 Personagens
Nomeie as Mais Importantes: princesa, o unicórnio e o rei. Não têm nomes citados.
Caracterize com três adjetivos: A princesa – apaixonada, loura e altruísta. O rei – egoísta ambicioso e fútil. O unicórnio – apaixonado e um unicórnio.
Dê traços físicos e Psicológicos: A princesa – no texto, a única coisa que diz sobre físico dela é que ela tem cabelos louros. Ela era apaixonada pelo unicórnio e, como era altruísta, preferiu morrer com ele a viver sem ele e deixá-lo sem liberdade.
O rei – não tem traços físicos descritos na obra. Um homem rude que só se preocupava com a ambição de ter o unicórnio e não se importou com o que a princesa queria.
O unicórnio – pelo aveludado, cascos e um único chifre na cabeça apontando para o céu. Ele era apaixonado pela princesa, mesmo antes de ela tomar conhecimento da existência dele. Fez de tudo para continuar livre, mas não havia percebido que já havia sido aprisionado por estar apaixonado pela princesa.
3 Enredo
O rei lutou, passou por cima de tudo para ter o que ele queria o unicórnio, passou até mesmo por cima de sua própria filha, que apesar de tudo nunca deixou de