Roteiro de leitura: "1808: como uma rainha louca, um principe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história do Brasil e de Portugal
1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a Historia de Portugal e do Brasil
Resenha
Escrito por Laurentino Gomes e publicado pela editora Planeta em 2007, “1808” nos conta a real historia da corte portuguesa no Brasil, que sofrera vários enganos durante sua interpretação (o que o levou 10 anos de pesquisa).
A história se inicia com o que procedeu antes da partida “às pressas” da corte de Portugal para o Brasil em 29 de novembro de 1807, que sofria uma grande pressão das tropas Napoleônicas. Ou o Príncipe regente fugia, ou seria preso e teria suas terras tomadas.
E assim o autor descreve toda a estadia da família real no Brasil até o momento da independência, com biografias (reais e mesmo assim um tanto caricatas) detalhadas sobre os personagens e relatos que foram muito importantes para tal conquista, alem de escândalos que ocorreram nessa época e reajustes na história de tal acontecimento.
Sobre o Autor
Laurentino Gomes, paranaense de Maringá, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Formado Em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, fez pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo e cursos de especialização na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 32 anos de profissão, trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Com o livro 1808, ganhou o Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio da literatura do Brasil, em duas categorias: de melhor livro-reportagem e de Livro do Ano de não ficção. A obra recebeu também o premio de Melhor Ensaio, Critica ou Historia Literária de 2008 da Academia Brasileira de Letras.