Roteiro de estudos Musculos
Os músculos são estruturas que movem os segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja , por contração. Embora os ossos e as articulações formem o arcabouço do corpo, eles próprios não podem mover o corpo. O movimento resulta da contração e do relaxamento dos músculos.
MÚSCULO
É o resultado do conjunto de várias células formadoras do tecido muscular. As células que formão o tecido muscular, recebem o nome de fibras.
TIPOS DE MÚSCULOS
Existem três tipos de fibras musculares:
Fibras musculares estriada esquelética:
Elas formam o tecido muscular estriado esquelético. Esquelético porque ela esta ligada a nossa movimentação voluntária. E estriada, porque as arrumações das proteínas formadoras da fibra permitem o aparecimento de estrias, faixas claras e faixas escuras. As fibras estriadas esqueléticas têm um aspecto cilíndrico, ela é polinucleado (tem mais de um núcleo).
O músculo como um todo nasceu das miofibrilas, onde eu tenho as unidades de contração, que juntos formão as fibras musculares, as quais se encontrão em fascículos muscular, e o conjunto de tudo isso forma o músculo.
Fibras musculares lisa:
Já as fibras lisas o tecido é fusiforme, as células tem ponta, são mononucleadas. E neste caso a arrumação de proteínas não obedecem uma simetria que nem a estriada.
A estrutura lisa ela independe da nossa vontade ela forma o tratogastrintestinal, onde nós não pensamos, para que ela funcione, o funcionamento é automático.
Fibras musculares estriadas cardíacas:
A fibra cardíaca reúne uma característica da fibra esquelética que é se contrair de maneira rápida, e uma característica da fibra lisa que é não depender do nosso cérebro. Em tão a fibra cardíaca ganha uma característica da estriada esquelética, que é uma simetria do processo protéico de contração. É mononucleada (quer dizer cada fibra tem um núcleo) porém a ação dela é uma ação involuntária.
FUNÇÕES DO TECIDO