ROTEIRO DE ESTUDO INDIVIDUAL 1
1 Quais os objetivos básicos da Medicina Preventiva e Saúde Pública?
Os campos da medicina preventiva e da saúde publica compartilham os objetivos de promover a saúde em geral, prevenir doenças especificas e aplicar conceitos e técnicas de epidemiologia na consecução desses objetivos.
2 Conceitue saúde conforme a Organização Mundial da Saúde?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções. Por outras palavras, a saúde pode ser definida como o nível de eficácia funcional e metabólica de um organismo a nível micro (celular) e macro (social).
3 Muitos conceitos foram desenvolvidos para o estresse, porém, diferentes fatores podem induzir as formas de eustresse e distresse. Como deve ser adaptado cada um na vida de um indivíduo?
A boa saúde requer a presença de eustresse (formas boas de estresse). Pode ser tb necessário certo grau de distresse (forma maléfica de estresse), mas esse deve permanecer limitado em um nível ao qual o organismo possa adaptar-se. Ainda que o corpo possa adaptar-se com sucesso aos fatores estressantes ambientais, em um curto espaço de tempo, se grandes adaptadcoes continuadas forem necessárias podem exigir um alto preco do organismo, particularmente dos sistemas nervoso, neuroendócrino e imunologico.
4 Como são realizadas as mensurações da situação de saúde em relação aos dados de mortalidade?
Os pesquisadores assumiram que um baixo coeficiente de mortalidade ajustado à idade e uma alta taxa de expectativa de vida refletem uma boa saúde na população.Atualmente uma grande proporção da população vive até a velhice, mais que antigamente, e esse grupo acumula varias doenças crônicas e enfermidades incapacitantes. Consequentemente, os investigadores dos cuidados de saúde e os profissionais expressam, cada vez mais, insatisfação com o uso de dados de mortalidade como único