Roteiro de cromato-dicromato
-------------------------------------------------
1) OBJETIVOS
* Estudar o conceito de equilíbrio químico a partir do equilíbrio cromato-dicromato; * Verificar a influência da concentração no deslocamento do equilíbrio;
-------------------------------------------------
2) INTRODUÇÃO
Quando escrevemos uma equação química para representar uma reação química tendemos a escrevê-la no sentido em que os reagentes são transformados nos produtos, ou seja, no sentido direto:
aA + bB cC + dD
Os produtos, uma vez formados, podem voltar a se transformar nos reagentes originais, considerando o sentido inverso:
cC + dD aA + bB
Se essas transformações ocorrerem num sistema fechado, espontaneamente será alcançado um estado de menor energia, o que chamamos de equilíbrio químico, onde a equação que representa este estado pode ser escrita da seguinte forma:
aA + bB cC + dD
A seta dupla significa que a reação é reversível, ou seja, ocorre nos dois sentidos. No inicio de um processo reversível, a reação ocorre no sentido do consumo dos reagentes e da formação dos produtos, porém, logo que se formam algumas moléculas do produto, a reação no sentido inverso começa a ocorrer também. Quando as concentrações dos reagentes e dos produtos deixam de variar com o tempo, o processo atingiu o equilíbrio químico. Todos os sistemas em equilíbrio químico são dinâmicos, ou seja, as reações químicas continuam a ocorrer simultaneamente na mesma velocidade no sentido da formação dos produtos (sentido direto) e dos reagentes (sentido inverso), mas as suas concentrações se mantêm constantes.
Uma vez estabelecido o equilíbrio químico, este pode ser representado quantitativamente através da constante de equilíbrio (Ke):
Ke = [C]c [D]d [A]a [B]b
Onde:
Ke = constante de equilíbrio em função da