Roteiro America I
1 Mecanismo da conquista colonial
Apresentação do autor
O presente trabalho faz parte de uma coleção Cronos nesse quarto volume o autor é Ruggiero Romano da editora perspectiva
Objetivo
O texto tem como objetivo nos dar uma resposta para a grande pergunta intrigante que é: Como um pequeno grupo consegue dominar colonizando grande massa de população tão numerosa como a dos nativos encontrado na América e quais foram os mecanismos utilizados pelo mesmo.
Ideias Principais/Tese
Através do canto do poeta Pablo Neruda a espada, a cruz e a fome Constituem em seu conjunto o Mecanismo pelo qual a conquista da América se deu uma forma mais rica e detalhada onde os três elementos nos leva a ter uma base de informação bem justificada dos mecanismos da conquista.
Linha argumentativa desenvolvida/estrutura do texto
O autor entra em um caminho diferenciado que é não dar enfoque no desenrolar dos acontecimentos da conquista, pois ele entende que estão muito bem estudadas e exploradas principalmente as ideias externas e, portanto seu foco é traçar os mecanismos dando importância como, por exemplo, como os nativos enxergavam os exploradores.
Importante lembrar que ele não descarta a ideia que houve violência, injustiça como características da conquista mais dentro do canto do poeta os elementos espada, cruz e fome são elementos principais para entender os mecanismos da conquista.
A Espada é o primeiro destacado onde ele faz um comparativo com as armas dos Europeus e dos nativos que leva vantagem além do poder de fogo mais pelo combate a distancia. O cavalo outro arma desconhecida dos nativos porem o autor destaca que no quesito espada o nativo passou a enxergar as suas devidas vantagens entendendo que matar um cavalo era como matar quatro homens e as armas indígenas não enferrujam como a dos europeus que mesmo utilizaram não somente de ataques diretos mais também atacando o psicológico dos seus inimigos que fazia que de uma