Roteiro 2
1) Resuma em no máximo 20 linhas (digitadas em Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1.5) a trama da tragédia Édipo-Rei.
A tragédia Édipo Rei conta a história de Édipo e seu amargurado destino previsto pelo oráculo de que ele mataria seu pai e tornaria a própria mãe sua esposa. Tentando fugir de seu destino, Édipo abandona a cidade de Corinto para poupar a vida de seu "pai" Pólibo e poupar sofrimento a sua mãe.
Em certo momento, Édipo mata Laio e seus homens que escoltavam a carruagem no qual estavam. Desse feroz ataque do jovem enfurecido apenas sobrou um sobrevivente que foge, significando que a previsão do oráculo se concretizou, pois Laio era seu verdadeiro pai que havia entregado Édipo para um pastor que o solicitou matar a criança, que com dó entregou à Pólibo e sua esposa que eram de outro reino.
2) O que faz Édipo sair de Corinto?
Resposta:
Em uma curiosa consulta aos oráculos, Édipo descobre que matará seu pai e se casará com sua mãe, sem saber que seus pais não biológicos, Édipo decide sair de Corinto, pensando que assim, evitaria a consumação das profecias oraculares.
3) Como Édipo chega a Tebas e se torna Rei desta cidade?
Resposta:
Édipo, supondo que Pôlibo e Mérope como seus pais, não retornou a Corinto. Tomou o caminho contrário para Tebas. Quando chegava a Tebas, Édipo se confrontou com a Esfinge conseguindo decifrar o seu enigma. Com isso, o poder da Esfinge se desfez e a cidade de Tebas foi libertada de sua maldição, Édipo foi então aclamado como Rei de Tebas na qual lhe foi dado, como esposa, a viúva de Laio, Jocasta. Édipo, o salvador de Tebas, passou a governar a sua cidade com valentia.
4) Por que Tebas, cidade governada por Édipo, foi amaldiçoada e qual a alternativa que Creonte apresenta para restabelecer a ordem nessa cidade?
Resposta:
A cidade governada por Édipo foi amaldiçoada, pois o assassino do rei Laio vivia naquela cidade, tinha que ser descoberto e expulso da cidade. A alternativa de Creonte apresentada para