Roteamento dinamico com linux
Apache – Parte 1
HTTP
HTTP (acrônimo para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de
Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para transferir dados por intranets e pela World Wide Web.
O servidor Apache é o mais bem sucedido servidor web livre. Foi criado em
1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for
Supercomputing Applications).
Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos.
Outros servidores HTTP:
O IIS da Microsoft, lighttpd, tomcat, nginx, etc.
Ranking de servidores web utilizados no mundo: http://news.netcraft.com/archives/web_server_survey.html Segundo a pesquisa: 50% dos servidores WEB no mundo são Apache.
Esse número ainda pode ser maior, pois vários administradores de redes configuram seus servidores para não mostrar informações verdadeiras sobre a versão do servidor web a fim de não facilitar ataques de crackers.
1
Linux Network Servers
Apache MPM Worker e Pre Fork
De acordo com a documentação oficial do projeto Apache, é possível configurar o Apache para trabalhar com aplicações mais novas, aumentando a performance ou manter o modo optar por manter a compatibilidade e estabilidade com aplicações que trabalham nativamente com processos.
Estes modos são o MPM Worker e Pre Fork.
O Módulo MPM Pre Fork trabalha utilizando a estrutura clássica de processos
Unix, mantendo a compatibilidade com o Apache versão 1.X.
Neste modo, um processo Apache será responsável por executar uma série de processos filhos, para atender as conexões que chegarem.
Já no modo MPM Worker, o Apache trabalhará com uma implementação mista de processos e threads, possibilitando atender uma quantidade maior de processos sem a necessidade de um aumento de hardware, comparado com a configuração MPM Pre Fork.
Neste modo, o Apache