Rotação de culturas
-546735-40449500Faculdade São Francisco de Barreiras
Plantas daninhas
Barreiras-Bahia
Setembro de 2014
Plantas daninhas
Trabalho apresentado à professora Daiane, como requisito avaliativo para a disciplina de Agricultura II.
Barreiras-BA
Setembro de 2014
Introdução
As plantas daninhas são definidas como todas plantas que nascem em locais indesejáveis e de interesse humano, interferindo nos seus objetivos. Essas espécies podem germinar, crescer, desenvolver-se e reproduzir em condições pouco favoráveis, por isso acabam se tornando um problema sério para a agricultura, por também se desenvolverem em condições semelhantes às das plantas cultivadas.
Impacto causado pelas plantas daninhas
As plantas daninhas reduzem a produção das lavouras, e aumentam seus custos de produção, afetando a eficiência da terra, o controle de doenças e pragas, o manejo da água na irrigação e produtos agrícolas. Essas plantas são um dos maiores inimigos da cultura do algodão, e seu manejo é um grande desafio para os produtores. Elas interferem de diversas maneiras, como por exemplo a competição com a cultura pelo substrato ecológico, onde não sendo adotadas as práticas recomendadas, elas podem prejudicar a qualidade das fibras, reduzindo em até 30% a produtividade.
O algodoeiro, assim como qualquer planta cultivada, não se desenvolve de maneira isolada, mas com plantas de sua espécie e de espécies diferentes, em populações intimamente relacionadas e estreitamente espaçadas.
Principais plantas invasoras existentes no Brasil
Trapoeraba;
Corda-de-viola;
Picão-preto;
capim-carrapicho; gama-ceda. Controle
O controle é o método mais utilizado no combate às plantas daninhas na agricultura e consiste em interromper de maneira temporária o crescimento e o desenvolvimento das plantas durante o ciclo da cultura. Existem diferentes formas para esse controle:
O método de controle preventivo, que envolve todo o conjunto