rotativos
Introdução
Alinhamento mecânico é um recurso utilizado pela mecânica, em conjunto de equipamentos rotativos, com a finalidade de deixar as faces da acoplamento sempre com a mesma distância, em qualquer ponto, e no mesmo plano.
Alinhamento de Máquinas Rotativas
O desalinhamento além de destrutivo para o equipamento, também é dispendioso em termos do consumo de energia elétrica. Não é incomum encontrar uma diferença de 3 a 4 ampères entre a potência despendida para acionar um equipamento corretamente alinhado e um desalinhado.
Um motor de 100 H.P. desalinhado mostra na prática um consumo extra de 2 ampères, com isso consome em um ano R$ 690,00 (seiscentos e noventa reais) a mais de energia elétrica.
Em uma indústria de porte médio com algumas dezenas de motores, o consumo anual extra desnecessário já representa alguns milhares de reais.
Alinhamento de Máquinas Rotativas
Devido as grandes potências e rotações de certos equipamentos rotativos, o desalinhamento entre seus eixos provoca danos:
Nos próprios acoplamentos (superaquecimento e quebras).
Nos Selos Mecânicos (falhas, quebras).
Nos Mancais (desgaste).
Nos eixos (empenamentos, fadiga).
Nos equipamentos (maior vibração, menor performance operacional).
Alinhamento de Máquinas Rotativas
O objetivo do alinhamento é garantir o bom funcionamento dos equipamentos rotativos tendo, como característica principal eliminar vibrações, aquecimento e dar maior durabilidade aos componentes.
Nivelamento
nível de bolha é usado para nivelar (calar) um plano, de modo que seja horizontal, ou um eixo, de modo que seja vertical.
PARALELO OU RADIAL
Ocorre quando as linhas do centro de rotação dos eixos são paralelas entre si.
ANGULAR OU AXIAL
Ocorre quando as linhas do centro de rotação dos eixos são oblíquas entre si.
Pode projetar-se nas direções Horizontal e Vertical.
COMBINADO OU MISTO
É a ocorrência simultânea entre os desalinhamentos Radial e Axial.
INSTRUMENTOS E