rondanas
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Medidas Físicas
TURMA: P23
COMPONENTES: Cayo Caetano, Denilma Oliveira,
Hyla Bantim e Thamiris Mendonça.
CRUZ DAS ALMAS/BA
05 de setembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Trabalho solicitado pelo docente Leandro Cerqueira, disciplina de CET-095 Física Geral e Experimental I da turma P23 do curso de Engenharia Sanitária e ambiental, como critério avaliativo.
CRUZ DAS ALMAS/BA
22 de agosto de 2013
OBJETIVOS
Conhecer instrumentos de medição, além de fazer aplicações pratica de teorias de erros e algarismos significativos na obtenção e apresentação dos resultados obtidos. Calcular as medidas diretas e indiretas relacionando-as, obtendo comprimentos, definindo erros instrumentais, como também o desvio avaliado para medidas feitas com vários instrumentos e realizar medidas físicas.
Relacionar o diâmetro de uma circunferência e seu perímetro utilizando o Método dos Mínimos Quadrados (MMQ).
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Atualmente dispõe-se de diversos instrumentos para realizar medidas, as mesmas podem ser: Medidas diretas – são medidas obtidas por meio de medição direta de um determinado objeto; Medidas indiretas – são todas aquelas relacionadas com as medidas diretas por meio de definições, leis e suas consequências.
O ato de medir é na sua origem, um ato de comparação que geralmente envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, processos de medidas, etc), estes erros podem ser: Erros estatísticos ou aleatórios – resultam de variações aleatórias, nas medições provenientes de fatores