romulo
- Determinação da densidade.
Introdução :
A densidade é a grandeza que relaciona a massa com o volume.(D=m/v).. Entretanto, em laboratórios determina-se a densidade de objetos de formairregular utilizando a técnica do volume deslocado de Arquimedes: "
Todo o corpo total ou parcialmente mergulhado num fluído sobre uma impulsão de baixo par acima é igual ao peso do volume de fluído deslocado.
Se o peso do corpo for inferior à força de impulsão exercida pelo fluído, flutua parcial ou totalmente à superfície; se o seu peso for igual à impulsão, o corpo fica em equilíbrio. Na superfície, se o seu peso for superior à impulsão, o corpo mergulha”.
Obejetivo:
O objetivo deste trabalho e medir a densidade relativa de um líquido por picnometria e determinar a massa volumétrica desse mesmo líquido por areometria
-Picnômetro de 100ml
-pisseta plástica com água destilada
-Termômetro de -10° a 110°C
-Água destilada
-Solução de sacarose 0,5 mol/l
-Pipeta volumétrica de 25ml
-Balança analítica
-Pera de sucção
-Papel toalha para secagem dos picnômetros
-Caderno para anotações
Formulas:
Pabsoluta= m/v = (picnômetro cheio – picnômetro vazio ) (Volume do picnômetro)
P= ( a massa específica )
Prelativo = petanol / pàgua
Desenvolvimento do experimento:
Para calcular a massa de líquido, foi utilizada a fórmula que nos diz que a massa de líquido é igual à massa do picnómetro cheio com o líquido a subtrair pela massa do picnómetro.
Para determinar a massa de água, foi usada a fórmula que nos diz que a massa de água é igual à massa do picnómetro cheio com água a subtrair pela massa do picnómetro.
Para estabelecer a densidade relativa do líquido, usamos a fórmula que nos diz que a densidade relativa é igual à massa de líquido a dividir pela massa de água.
A densidade relativa determina-se em relação à acetona.
Para