Romero Brito e sua arte
Para que começar a discutir sobre o assunto, abordaremos a vida e obra do artista Romero Britto, importância do movimento POP ARTE e sua utilização nos meios de comunicação, seguindo da percepção das cores e formas pelo individuo, e o que pensam alguns artistas.
Romero Britto, um garoto pernambucano que chamava a atenção na escola onde estudava, em Recife. Decorava seus cadernos com desenhos coloridissímos e ficava durante horas no quintal de sua casa criando, e colhia de material papelão, sucata e jornal, que serviam de suporte para suas pinturas. O que ele mais gostava de ganhar de presente eram livros de arte. “Eu ficava ali sentado e copiava mestres da pintura por dias e dias”- lembra Romero Britto, consagrado aos 45 anos e residindo em Miami, Estados Unidos há 20 anos.
Esse artista plástico brasileiro e bem sucedido fez a sua primeira exposição publica aos 14 anos. E logo conseguiu vender seu primeiro quadro para a organização dos Estados Unidos Americanos. Dedicado, recebeu uma bolsa para uma escola preparatória e com 17 anos iniciou o curso de direito, porém abandonou logo depois para se mudar para Miami. Trabalhou como atendente de lanchonete e ajudante de jardineiro, nas horas livres, mostrava suas obras nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida. Iniciou uma parceria com uma loja de móveis artísticos, onde abriu portas para o caminho do sucesso. Em 1988, assinou seu primeiro grande contrato de trabalho: a Vodca Sueca Absolut, escolheu o até então relativamente outros quarto artistas pop conceituados, entre eles o americano Andy Warhol, para criar a nova campanha publicitária do produto. Mais de 60 anúncios vinculados em publicações americanas. Romero ficou famoso, seus quadros foram comprados por Arnold Schwarzenegger – o maior colecionador de seu trabalho-, Madonna e a rainha Silva,