Romantismo
Resumo: Este presente trabalho apresenta elementos para uma reflexão acerca da análise linguística, voltados para coesão e coerência do texto em uma produção acadêmica. Assim, aborda sobre a importância desses elementos que facilitam o entendimento e a interação entre autor e leitor. Com isso, enfatiza também o texto e a construção de sentidos, voltado para dois elementos de textualidade: aceitabilidade e a intencionalidade, com base nos estudos da autora Ingedore Villaça Koch professora da UNICAMP que estuda as atividades discursivas e suas marcas na materialidade linguística em seu livro “O texto e a construção de sentidos”. Além de outros autores que também serão citados, com intuito de enriquecer este trabalho através de pesquisas realizadas por eles.
Palavras chave: Análise linguística. Coesão e coerência. A construção de sentidos. Textualidade e aceitabilidade.
Introdução
O objeto em estudo trata-se da construção de sentidos do texto através de uma análise linguística voltada para textos acadêmicos. Mostrando assim, a importância e o conceito de coesão e coerência baseado na autora Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Luis Carlos Travaglia. E deixa claro também dois elementos de textualidade: aceitabilidade e intencionalidade e como esses elementos são utilizados dentro de um texto. Dessa forma, pretende – se através deste artigo, fazer uma abordagem sobre o olhar analítico sobre o texto acadêmico, com intuito de mostrar a importância dos elementos que ajudam na sua compreensão. Sendo este um assunto de grande relevância, que nos mostra como desenvolver um bom texto acadêmico, de forma que o autor possa utilizar os elementos de coesão e coerência da maneira correta, deixando claro sua intenção.
Desenvolvimento 1- Coerência e coesão
Este artigo pretende apontar referencial teórico acerca da prática linguística na produção acadêmica, em que o texto possa ser visto com