Romantismo
Origem etimológica Junto ao final das últimas produções do movimento árcade, ocorreu a chegada da Família Real portuguesa para o Brasil. Esse acontecimento, no ano de 1808, significou o início do processo de Independência da Colônia. De 1808 a 1836 é considerado o período de transição na literatura brasileira devido à transferência do poder de Portugal para as terras brasileiras, que trouxe consigo, além da corte e da realeza, as novidades e modelos literários do Velho Continente nos moldes franceses e ingleses. Houve também a mudança de foco artístico e cultural, da Bahia para o Rio de Janeiro, capital da colônia desde o ano de 1763.
Com a chegada da família real, a literatura começa a se desenvolver a partir do momento que puderam ser impressos livros no território, em função da imprensa Régia. Mas não foi só a literatura que começa a se desenvolver, mas também um sentimento de nacionalidade, que acabou sendo uma das principais características do período romântico.
Considera-se que o período romântico se inicia em 1836, com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, do poeta Gonçalves de Magalhaes.
Conceito
Romantismo, também chamado de Romanticismo, foi um movimento artístico que surgiu no final do século XVIII. Romantismo é uma manifestação cultural, em que ocorreram transformações e incertezas por meio dos participantes. É considerado o contrario do racionalismo e iluminismo. Seus artistas retratam cada vez mais o homem, o drama humano, amores, emoções humanas, condições da alma e a valorização do índio. O romantismo acabou por inspirar diversos movimentos ao redor do mundo, com suas ideias de liberdade e igualdade. É importante falar que o romantismo surgiu em meio de dois momentos históricos, a revolução industrial, e a revolução francesa, quando a população foi obrigada a se dividir em duas classes distintas, operária e burguesa.
História
Artes Plásticas A pintura foi o marco das artes