Romantismo
HISTÓRIA DOS INTERIORES SÉC. XIX
5º. SEMESTRE
Curso – Design de Interiores
Séc. XIX
Grandes acontecimentos marcaram o fim do século XVIII, período das grandes revoluções, a iniciar pela América do Norte, com a revolta das colônias inglesas que teve causas políticas.
O século XIX foi marcado, no cenário político, por vários movimentos e revoluções de espírito liberal-nacionalista, que tornaram a modificar o mapa da Europa delineado pelo Congresso de Viena, dando ainda nova configuração geográfica a outros continentes.
Paralelamente no cenário econômico progrediu outra revolução – a Revolução Industrial – que, por sua vez, introduziu modificações sensíveis tanto na estrutura como nas instituições de nossa sociedade.
Liberalismo e nacionalismo.
No século XIX afirmaram-se e alastraram-se por toda a Europa, duas correntes políticas: a liberal e a nacionalista.
O nacionalismo (patriotismo) foi uma das mais poderosas forças políticas do século, surgido com a independência dos Estados Unidos da América, com a Revolução Francesa e resultante da vontade de constituir um Estado soberano nacional. Esta vontade firmou-se entre povos que tinham a mesma origem, ou que estavam ligados por fatores culturais (língua, religião, tradições, hábitos, costumes), ou ainda entre grupos desejosos de viver em comum.
As idéias liberais-nacionalistas tiveram larga repercussão no século XIX, sobretudo na Itália, na Alemanha, polônia, Hungria, Grécia, Bélgica, ou seja, em territórios que ainda não constituíam ou já não constituíam uma unidade nacional; e, que repercutiram no século XX, com a mesma intensidade, entre povos afro-asiáticos.
Romantismo
O termo romantismo vem de romance, romanz – ou seja, o que era escrito em vernáculo e não em latim – e se aplica às obras que recordam os velhos romances da Idade Média. Designa um período da civilização européia de mais ou menos um século, iniciado por volta de 1750.
O que se diz sobre “estado de alma” ou