Romantismo
Na primeira geração (nacionalista ou indianista) os escritores valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e,como o símbolo cultural do Brasil. Onde Se destacaram os escritores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.
2° Geração A segunda geração,foi conhecida como Mal do século Byroniana ou fase ultra-romântica. Mal do século porque nesse século a doença de tuberculose matava muitas pessoas, então a morte era vista como fuga para os problemas da vida,byroniana porque essa geração tb foi influenciada pelo escritor inglês Lord Byron e ultra-romantica se caracteriza pelos sentimentos,pessimismo,desgosto de viver. Os escritores desta época retratavam temas amorosos e as poesias marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade . Muitos escritores deste período morreram ainda jovens. Podemos destacar os seguintes escritores desta fase : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
Conclusão
Podemos concluir que a segunda geração romântica foi um periodo marcado pelo dejeso da morte, melancolia, fuga para a infancia ou para a natureza e a relação ambigua com a mulher que era vista como uma figura idealizada e inatingivel. Um periodo de liberdade em poder descrever os seus próprios sentimentos, buscando fontes de inspiração na natureza ,nas questões sociais, no amor platonico , na religiosidade cristã, e na natureza.
George Gordon Byron
Um poeta romântico inglês que influenciou toda uma geração de escritores com sua poesia ultrarromântica. A ele estão associados termos como o spleen, que significa tédio, mau