Romantismo,
O Romantismo foi marcado por dois acontecimentos históricos importantes: as Revoluções Industrial e Francesa. A vida social estava dividida entre a burguesia industrial e o surgimento da classe operária, os proletariados.
O Romantismo proclama a liberdade de criação e de expressão.
São características do Romantismo:
Liberdade de criação e de expressão
Nacionalismo
Historicismo
Medievalismo
Tradições populares
Individualismo, egocentrismo
Pessimismo
Escapismo
Crítica social
Os maiores representantes:
Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade.
Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar.
NEOCLASSICISMO
Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
Principais características:
Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;
Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;
Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.
Os maiores representantes:
Jacques-Louis David foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão.
Jean-Auguste-Dominique Ingres(1780-1867), o pintor foi uma espécie de cronista visual da sociedade de seu tempo.
REALISMO
O Realismo surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A sociedade se dividia entre a classe operária e a burguesia. Logo mais tarde, em 1848, os