Romantismo
Mundialização: Processo que se foi desenvolvendo ao longo do tempo, associado a certos momentos históricos como os descobrimentos e a revolução industrial na actividade produtiva e nos transportes.
Economia Mundo-Europeia: Com os descobrimentos, as novas regiões do mundo integram-se no sistema de trocas dominado pela Europa. A constante procura desta de matérias-primas, produtos e metais preciosos está na origem do comércio mundial, na qual europa controlava tornando-se o centro da mesma.
Revoluções industrias:
I O processo de inovação tecnológica caracterizou-se pela utilização das energias provenientes do carvão e do vapor e pela utilização da máquina a vapor e do teor mecânico. (Reino Unido)
II Ocorreu a partir de 1887, período em que assistimos ao declínio do capitalismo concorrencial e individualista. A 2ª Revolução Industrial caracteriza-se pela utilização da energia proveniente da electricidade e do petróleo e pela utilização de inventos, como motor de explosão, o telefone e os corantes sintéticos ou o aço que proporcionaram uma revolução a nível de transportes ferroviários e marítimos aumentando as trocas comerciais.
III Graças á 2 guerra mundial, as necessidades de armamento e comunicação desencadearam o aparecimento de inovações nas áreas da tecnologia nuclear e informática que tiveram aplicações nas actividades industriais, aumentando a competitividade e uma maior circulação e difusão de produtos.
-
-
-
-
-
-
Mundialização e Globalização
Mundialização- A mundialização é um conceito essencialmente económico: (trocas comerciais à escala mundial, livre circulação de capitais, tecnologias e de pessoas e localização das actividades produtivas no espaço internacional)
Globalização- A mundialização ao alargar-se do domínio económico para os domínios económico, social e cultural, atingindo toda a vida social tomou o nome de globalização, abrangendo várias dimensões:
Mundialização das trocas: O consumo de bens e